Ano novo, vida nova! 10 dicas para uma vida mais saudável…

por: | 7 de janeiro de 2016

Perder uns quilinhos, comprar um carro, fazer um curso, encontrar um novo amor. Promessas e mais promessas se renovam a cada começo de ano, mas, quando se vê, os doze meses já se passaram e nem tudo foi realizado.

É hora de programar os próximos dez meses, decidir o que você quer fazer e o que não pode esperar. Essa são as metas que você deve buscar!

Procure um médico que possa orientar o melhor exercício, realize os exames necessários e tratamentos desejados e concentre suas forças em realizar seus objetivos.

Se livrar de velhos hábitos alimentares e de comidas de fácil preparo, mas pouco nutritivas, não é difícil para quem está comprometido. Saiba como ter uma alimentação mais saudável.

 

  1. Frutas, legumes e verduras

Elas são ricas em  vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e  minerais ajudam no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.

  1. Coma feijão

Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde!

  1. Reduza o sal
    O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor.
  2. Reduza o consumo de alimentos gordurosos

Carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.
5Faça pelo menos 4 refeições por dia

Café da manhã, almoço, jantar e os lanches! Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas.

  1. Troque os cereais refinados pelos integrais

Substitua o pão branco pelo pão integral, os biscoitos comuns e recheados pelos cookies integrais, o arroz branco pelo arroz integral, inclua aveia, quinua e amaranto na alimentação diária.

 

  1. Não exagere em alimentos ricos em açúcar

Doces, bolos, e biscoitos. Prefira os cereais integrais.

  1. Aprecie sua refeição e coma devagar

Faça de sua refeição um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos de muito prazer!

  1. Beba água!

60% do nosso corpo é formado por água! Beba em média 2 litros de água (6-8 copos) por dia. Para outras bebidas prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada.

  1. Seja ativo!

Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, jogue bola, dance, enfim, mexa-se!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *