6 motivos do porque é importante fazer avalização física!

por: | 8 de julho de 2016

Quando nos empenhamos num treinamento, melhoramos nossa alimentação, substituímos hábitos pouco saudáveis e nos dedicamos, notamos que evoluímos em relação ao nosso estágio inicial, mas não conseguimos quantificar a magnitude desta melhora num determinado espaço de tempo. Podemos até usar indicadores como a balança ou uma roupa que não cabia e passa a caber, para termos uma idéia do nosso progresso diante da perda de peso corporal, mas só podemos dimensionar estes ganhos através de testes específicos e certificados pela ciência. Este conjunto de testes, aliado a uma entrevista inicial, chamada de anamnese, forma o que chamamos de avaliação física.

Antes de iniciar qualquer atividade física é importante realizarmos dois tipos de avaliação; uma avaliação médica e em seguida uma avaliação física. Esta última servirá como um norte para prescrição da atividade física escolhida, pois possibilitará que o professor/treinador identifique seus pontos fortes e fracos, além de permitir a comparação dos resultados.

O QUE É AVALIAÇÃO FÍSICA?

É uma ferramenta importante na prescrição de exercícios e na evolução do treinamento, pois através de testes, o avaliador identifica possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além da composição corporal (peso, porcentagem de gordura), medidas de circunferências (cintura, quadril) e variáveis funcionais como a capacidade aeróbica, anaeróbica, força e flexibilidade, que juntas fornecerão informações importantes para a prescrição e escolha do treinamento.

PORQUE FAZER UMA AVALIAÇÃO FÍSICA?

1 – Avaliar seu estado, antes, durante e após um programa de treinamento
2 – Motivá-lo a superar os novos desafios, com a criação de novas metas e objetivos
3 – Detectar possíveis falhas no programa de treinamento ou nas variáveis responsáveis diretamente pelo resultado ( dedicação à dieta e ao treino, por exemplo ).
4 – Demonstrar em números e gráficos os resultados
5 – Auxiliá-lo na escolha de uma atividade que se identifique com seu perfil e objetivos
6 – Identificar um provável estado de desequilíbrio orgânico oriundo do treinamento ( overtrainning )

Não esqueça que a reavaliação física também deve ser realizada para identificação dos resultados. Assim, o profissional analisará se será necessária a mudança do programa de exercícios ou sua manutenção, alterando apenas algumas de suas variáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *